terça-feira, 4 de março de 2008

Ditadura da televisão

Sim,é uma alusão à música do Ponto de Equilíbrio."Quando você é criança,você chora e seus pais te põem na frente da TV".Não que repudie esse invento legal que nos informa e interte.Em uma entrevista para um estágio havia uma certa prova com uma redação que alegava o tem "da influência da televisão para uma sociedade educativa",e acho que cheguei a fugir do tema e rodei.Mas pensamos então se as crianças olham programas educativos e a resposta é não para a maioria delas.BBB é um programa influente?Não,olhar a
Juliana seduzir o Rafinha e depois tentar dar uma de santinha só faz uma guriazinha querer ser assim com seu namoradinho.Nenhuma criança maior de um ou dois anos fica dançando e aprendendo com o dinossauro roxo ou com os irmãos e o lêmure que apresentam o mundo animal.Tudo isso para elas é muito chato,preferem ver coisas impróprias ou ficarem na internet batendo papo. Uma dona de casa só para o que tem que fazer para ver a sua novela e saber se a
Silvia vai matar o garotinho ou olhar os casos reais da a Márcia Goldshimith ou seja lá qual for o nome dela.O homem da casa olha o futebol com uma cervejinha do lado.É tudo tão clichê,tão clássico que a gente pergunta se a TV ainda faz um papel bom na casa dos brasileiros.Ela pode servir como mais um eletrodoméstico ou ser a razão da vida e se falta a luz,deusulivre!Seja lá o que for,digam o que digam,todo mundo vai continuar assistindo ou não o que lhe agrada,pois gosto sempre será gosto e gosto não se discute.Ou será que discute?

8 comentários:

Guilherme Lessa Bica disse...

Gostei do Blog.

Passarei aqui mais vezes..
:)

Fabio

Feänor disse...

A televisão é o maior instrumento de difusão de cultura massificada do nosso século. É através dela que a ditadura da monocultura é imposta.

Realmente, o instrumento em si não é uma coisa ruim. Existem documentários excelentes, e eu posso citar quase toda a grade da TV Cultura como sendo de boa qualidade. Mas o problema são os que manipulam seu conteúdo...

Minha maior libertação pessoal foi quando eu decidi parar de assistir tv.

Pena que fui aprisionado pela Internet... Mas ao menos, este é um meio mais anárquico, sem regras...

Feänor disse...

Desistir nunca foi uma opção ;)

Obrigado!

(Didixy) Conquistadores disse...

Gosto não se discute. Mas é realmente horrível o que passa na TV. BBB eu fala para quem for, é para povo sem cultura...ah, esqueci...isso é o que mais tem hoje em dia.

Achar alguém hoje em dia que realmente tenha cultura de assistir os raros programas bom (SALVA A TV CULTURA que faz isso) é mais raro ainda.

Tudo na TV é manipulado, principalmente no REDE GLOBO, que maninupula e comando o Brasil...

Cultura de um povo sem cultura: (ACONTECEU COMIGO)
Estava eu com alguns colegas de trabalho em um restaurante. Eu estava calado, pois eles estavam falando de BBB e eu não assisto. Então, alguém levantou a questão de que a Globo manipula o BBB e eu comecei a falar sobre a questão que a Globo maninula o Brasil e tal, comanda geral mesmo.

Ai, uma colega, com toda sua cultura de BBB, olha para todo mundo e diz assim:

"A Globo comanda o Brasil, ah, foi daí então que surgiu o termo Globalização....!!!!!"

Garanto para vcs que ela falou isso sério. Foi 1 segundo todo mundo sério e depois todo mundo dando risada e para quebrar um amigo nosso disse zuando:

"É lógico. Imagine se fosse o SBT. Seria uma SBTLIZAÇÃO......
rsrs
Aconteceu de verdade.

Bjs

Daniel Rufatto disse...

gi...eh gisele??

jah tah postado o ultimo capitulo

bejos

Rodrigo Huagha disse...

eu não li pois é muito grande,
ler textos grandes faz mal ao cérebro, disse uma vez um sábio publicitário.

:(

Anônimo disse...

Acho que não se trata de gosto, e sim de lavagem cerebral mesmo... colocaram tudo no mesmo bojo. Você tá lá assistindo uma partida de futebol na Globo e aí no meio do jogo mostram flashs com o BBB. Você tá assistindo um artista cantando no Altas Horas, mas o principal convidado é ator da novela das oito...

A televisão tem sido eficiente em "amarrar" o povo brasileiro naquilo que lhe convém. Eles utilizam aquilo que você gosta pra promover aquilo que eles querem, e, assim, te seduzir, te alienar.

As novelas não são difundidas porque o povo gosta. Na verdade, o povo não gosta, mas tem a ilusão de que gosta. As pessoas que assistem precisam dela, sentem-se más se perdem o capítulo... é como se a novela fosse parte da sua vida. Isso não é gosto. É falta de identidade cultural, é perda de personalidade.

A TV é a assassina da inteligência.

Beijos!

Panda disse...

A TV realmente consegue ser bem inutil...(principalmente o BBB...)
Adorei o blog!